logo

NOTÍCIAS

CLIQUE AQUI PARA MAIS NOTÍCIAS SEMINÁRIO SOBRE DIRETRIZES NACIONAIS PARA UTILIZAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO HUMANO image O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Epidemiologia da Amazônia Ocidental – INCT-EpiAmO, com o intuito de estabelecer e credenciar um Biobanco de soro, sangue total e material genético dos indivíduos investigados com as devidas aprovações éticas e consentimento individual incluindo dados individuais associados e protegendo a identidade dos sujeitos amostrados e considerando a Resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012, Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº441/11 e a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.201/11. C onvidou os representantes da Rede Fiocruz de Biobanco-RFBB : Cláudio Gustavo Stefanoff ( INCA-Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Ministério da Saúde-Brasil, Laboratório de Pesquisa Clínica-Coordenação de Pesquisa (Cpq)) e Lilian Âmina Bressan : ( Analista Técnica de Políticas Sociais- Ministério da Saúde, Plataforma de Pesquisa Clínica, Vice -Presidente de Pesquisa e Coleçōes Biológicas- VPPCB), para contribuir com avaliações e orientações técnicas sobre implementação de biobanco e auxiliar na escolha e adequação do local de instalação.
Foi oferecido um Seminário sobre Diretrizes Nacionais para utilização de material biológico humano para os pesquisadores do INCT-EpiAmO e membros do Comitê de Ética em Pesquisa -CEP da Fiocruz-RO, realizado na sala de reuniões da Fiocruz-RO, no dia 06 do Dezembro de 2017, as 14:00.
INCT – EPIAMO ESTABELECE COLEÇÃO BIOLÓGICA DE PESQUISA CIENTÍFICA NA FIOCRUZ RONDÔNIA image O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Epidemiologia da Amazônia Ocidental – INCT EpiAmO tem como um dos seus objetivos contribuir com coleções biológicas de diversas naturezas. A Coleção Entomológica de Pesquisa Científica está sendo implementada no Laboratório de Entomologia Médica da Fiocruz Rondônia, sede do projeto, de acordo com a Instrução Normativa 160, de 27 de Abril de 2017 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A coleção visa tratar, conservar e documentar espécimes que atuam como vetores de doenças de importância médica para a Saúde Pública. O acervo consiste de exemplares de Culicoides (maruins), Flebotomíneos (mosquito-palha), Culicídeos (mosquitos) e Triatomíneos (barbeiros), que contribuem para diversos estudos da biodiversidade local.
Os exemplares depositados serão catalogados digitalmente e as imagens irão compor pranchas com estruturas morfológicas dos insetos empregadas como suporte para identificação taxonômica e divulgação de espécimes do acervo por meio do site do INCT- EpiAmO ainda em construção.
EQUIPE DO ICB-5/USP CONCLUI AÇÃO DE SAÚDE NO MÉDIO RIO MADEIRA image Durante o período de 16 a 22/7/2018 o ICB-5/USP, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá-AM (SEMSA), Centro Universitário São Lucas, Centro de Pesquisas em Medicina Tropical/Rondônia, Centro de Medicina Tropical de Rondônia, INCT/EpiAMO e o IPEPO – Instituto da Visao, EPM -UNIFESP, capitanearam o projeto “Hora de Olhar nos Olhos”. O projeto, idealizado e organizado pelo ICB-5/USP, teve 3 objetivos básicos: 1-) estimar a frequência de fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis em crianças (obesidade, sedentarismo, alteração no colesterol, alteração do nível de açúcar no sangue e problemas oculares); 2-) prestar assistência e promover a saúde dos escolares ribeirinhos e 3-) educar futuros médicos na abordagem de pacientes, em especial a população ribeirinha.
Foram 7 dias de intensa atividade, com 10 horas de atividade/dia. Foram examinadas 306 crianças e 152 adultos. Todos receberam atenção à saúde ocular (exames de triagem e mais específicos, se necessário) e 160 alunos receberam atenção laboratorial realizando exames para medir o nível de colesterol, açúcar no sangue, anemia, função renal e testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis. Todos alunos foram pesados, medidos e tiveram a pressão arterial mensurada. Não há resultados ainda, pois os dados serão digitados e tabulados para melhor interpretação. Cinco pacientes adultos foram cadastrados para cirurgia para correção de catarata e/ou pterígio. Foram realizadas 3 pequenas cirurgias de pele. Foram diagnosticados 1 caso de hanseníase e 1 caso de provável infecção pelo HIV (paciente escolar, em investigação). Também foram identificados casos de toxoplasmose ocular e uma menina com déficit visual grave secundário a síndrome de Stevens Johnson que será removida para cirurgia oftalmológica.
O Prof. Rubens Belfort Jr., chefe da equipe do IPEPO,EPM- UNIFESP fez o seguinte comentário” Mais um projeto de sucesso em parceria com Prof Luis Aranha. Em beneficio das crianças e também do ensino e pesquisa. Um exemplo de cidadania e da utilização da melhor tecnologia e multidisciplinaridade”.
O Prof. Luís Aranha, coordenador do ICB-5/USP e vice-diretor do INCT/EpiAmo, comenta:”F oram dias maravilhosos e intensos. Um momento onde unimos nosso conhecimento técnico e nosso lado cidadão. As populações ribeirinhas, em função de sua localização geográfica, carecem muito de assistência à saúde. É um povo heroico! Agradeço muito aos colegas do IPEPO EPM pela dedicação, profissionalismo e companheirismo, à SEMSA pelo apoio à equipe e interesse pela população ribeirinha. Devemos agradecer ainda ao UNISL pela presença dos acadêmicos e à Distribuidora Coimbra pelo apoio financeiro à atividade. Missão cumprida”.
SEGUNDA REUNIÃO PLENÁRIA DAS LIDERANÇAS DO INCT-EPIAMO image A Segunda Reunião Plenária das Lideranças do INCT-EpiAmO aconteceu no dia 10 de agosto de 2018 na sala de reunião do Hotel Flamboyant de Porto Velho- Rondônia e foi conduzida pelo Vice coordenador Luís Marcelo Aranha Camargo que contou com a presença dos demais membros do Comitê Gestor, Líderes de Laboratório Associados do INCT-EpiAmO e convidados externos.
A reunião começou com uma conferência intitulada: Uso de bancos de dados primários e secundários na Amazônia Ocidental apresentada pelo Dr. Moreno de Souza Rodrigues.
Em seguida o Diretor da Fiocruz-RO Dr. Ricardo Matos de Godoi apresentou o relatório anual das atividades realizadas no INCT- EpiAmO no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018.
Missões, objetivos, principais áreas de pesquisa;
Instituiçōes Integrantes;
Locais de atuação;
Produções científicas realizadas (cursos, minicursos, oficinas, treinamentos, palestras, ações sociais, participações em organização de eventos);
Resultados obtidos (artigos, resumos expandidos em congressos, premiações e outros);
Orientações (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado);
Bolsas implementadas (CNPq e CAPES);
Atividades em andamento (Biobanco e Coleção Entomológica);
Apresentação do 1° Esboço do site do INCT-EpiAmO.
Finalizando a reunião foi realizada uma mesa redonda para discussão e elaboração do Plano de Ação com as próximas metas e prazos definidos.
CURSO: APLICAÇÕES DA PCR EM TEMPO REAL NO DIAGNÓSTICO, EXPRESSÃO GÊNICA E GENOTIPAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS image A ideia da realização desse curso veio da Pesquisadora Visitante Sênior e Líder de Laboratório Associado do INCT-EpiAmO, Dra. Elisa Cupolillo, que sugeriu a replicação da disciplina na Fiocruz RO. Essa disciplina é regularmente oferecida na Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz e com o apoio da Fiocruz RO, do INCT-EpiAmO e da PGBIEXP, foi realizada aqui em Porto Velho. A disciplina foi ministrada pelo Prof. Dr. Otacílio Moreira do Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.
O curso foi presencial e ocorreu na sede da Fiocruz-RO entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018 (manhã e tarde). A disciplina foi direcionada a pós- graduandos e dos laboratórios integrantes do INCT-EpiAmO, com experiência teórico-prática em biologia molecular e que estão, preferencialmente, desenvolvendo seus projetos de pós-graduação com PCR em tempo real. Foram oferecidas 12 vagas para aulas teórico-práticas (uma vaga por laboratório) e outras oito vagas para ouvintes nas aulas teóricas.
A ementa da disciplina incluiu fundamentos e aplicações da técnica de PCR em Tempo Real, com ênfase em análise da expressão de mRNAs e microRNAs, diagnóstico molecular e genotipagem de SNPs: preparação e controle de qualidade das amostras, funcionamento do equipamento de PCR em tempo real e PCR digital, sistemas de detecção, desenho e padronização de novos ensaios, análise dos resultados. Já o escopo das aulas práticas foi de: extração e controle de qualidade de ácidos nucleicos, PCR e RT-PCR em Tempo real quantitativa.
A realização dessa disciplina na Fiocruz-RO possibilitou um intercâmbio de conhecimento ampliando os horizontes científicos dos nossos alunos aprimorando a qualidade dos nossos projetos de pós-graduação e pesquisa. A troca de experiências com o Dr. Otacílio está trazendo mudanças, inclusive, na nossa rotina dos laboratórios, melhorando a segurança e qualidade dos nossos resultados.
INCT-EPIAMO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA- SNCT image O Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental –(INCT-EpiAmO) em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz-Rondônia- (Fiocruz-RO), promoveu no 03/11/2018, no Espaço Alternativo de Porto Velho, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT, que este ano teve como tema: "Ciência para a redução das desigualdades".
O objetivo foi aproximar a ciência da população em especial crianças e jovens. A mostra científica apresentou algumas linhas de pesquisas que são desenvolvidas no estado de Rondônia como:
Estudo de doenças e seus vetores (Malária, Dengue, Chikungunia, Zika, Leishmanioses, Oropuche, Febre Maculosa E Chagas);
Bioinformática e biotecnologias utilizadas em pesquisas;
Extratos de plantas com potencial de fármaco;
Cuidados com as mãos;
Dor e analgésicos;
Acidentes Ofídicos e processos inflamatórios (Imunologia);
Produção de Anticorpos e Nanocorpos de camelídeos;
Cuidados com a saúde das mulheres e dos homens;
Realização de testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
Atividades lúdicas para crianças (Espaço Kids).
INCT-EPIAMO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA- SNCT image O Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental –(INCT-EpiAmO) em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz-Rondônia- (Fiocruz-RO), realizou nos dias 15 e 16 de novembro, na Galeria de Artes do Porto Velho Shopping a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT, que este ano teve como tema: "Ciência para a redução das desigualdades".
O objetivo foi aproximar a ciência da população em especial crianças e jovens. A mostra científica apresentou cenários onde a pesquisa acontece:
Cidade: demonstrando as epidemiologias e seus vetores urbanos e peri-urbanos.
Floresta: local onde são coletados materiais a serem pesquisados como vetores de doenças, bactérias, virus, protozoários, fungos, plantas, venenos, proteínas e outras moléculas.
Laboratório de pesquisa: demonstrando a rotina de funcionamento da pesquisa onde obtemos o conhecimento e demosntrando as áreas de estudos que estão acontecendo em Rondônia como: biotecnologia, imunologia, bioensaios, microbiologia, imunofarmacologia, epidemiologia genética. Um conjunto de áreas que tem a mesma finalidade: melhorar a saúde da população, seja por meio de vacinas, tratamento, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento humano.
Coleções zoológicas e entomológicas: explicando como o material coletado pode ser útil para comparação de espécies semelhantes e comprovação de novas espécies descobertas.
Atenção e cuidados com a saúde: Lembrando da importância das orientações que são repassadas no outubro rosa e novembro azul.
Palco: mostrando com criatividade a Ciência Show e abordando de forma lúdica a transmissão da leishmaniose com a história do João e a lesão na mão.